Sejam Bem-Vindos ao nosso Blog!



Sejam Bem-Vindos ao nosso Blog!

Somos graduandas do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos/RS. Neste semestre estamos cursando o PA (Programa de Aprendizagem) "Ensino e Aprendizagem no Mundo Digital", no qual tivemos o desafio de criar um blog para desenvolver um projeto de pesquisa intitulado Era Digital, o novo mundo do professor?

Queremos com está problemática descobrir como o professor está se adaptando e lidando com as novas tecnologias dentro da escola.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Professor inovador...

Fazendo um link com as demais "matérias" estudadas podemos disser que o professor inovador necessariamente é autônomo. Por que?
O profissional envolvido com a educação para ser inovador é capaz de liderar e mobilizar seus colegas e parceiros, sabe agir em diversas situações (muitas inesperadas), norteia-se por projetos diferenciados, pensa e escuta antes de agir pois o que o outro tem a acrescentar é sempre importante, avalia e deixa-se avaliar, é capaz de ultrapassar dicotomias paralisantes e principalmente acredita que todos juntamente com a escola se encontram num processo de desenvolvimento e de aprendizagem Verificar ortografia
O professor inovador é autônomo, porém nem sempre o professor autônomo é inovador!
Nós ao longo do processo de construção deste instrumento o Blog, percebemos que professores que trabalham e buscam a informática como muito mais do que uma simples ferramenta, são profissionais seguros de seus conhecimentos, e principalmente são profissionais com diferencial, essas características surgem em profissionais autônomos e reflexivos.


Textos e livros utilizados para este texto encontram-se no referencial do blog.

Um comentário:

  1. Olá,meninas,
    Queremos comentar um pouco sobre o projeto de vocês.
    Achamos que o blog do grupo está bem estruturado,trazendo os dados de apresentação dos integrantes, o tema pesquisado , a justificativa, as certezas provisórias e as inquietações surgidas.Gostamos da linguagem clara e objetiva utilizada para abordar o tema sobre a digitalização do saber.
    O grupo utilizou como referencial, além dos textos trabalhados no PA, também entrevistas,citações e links de acesso,com informações de autoria e outros suportes teóricos.Foram bem pertinentes nas colocações pessoais,evidenciando o posicionamento de vocês quanto à problemática proposta.
    Refletir sobre como o professor e a escola estão se adaptando ou se preparando para fazer uso das novas ferramentas tecnológicas no processo de aprendizagem nos traz muitas inquietações.Consideramos bastante satisfatória a forma como o grupo trouxe à tona estas inquietações,evidenciando fluência tecnológica, através do uso do vídeo,da música,além dos textos e das colocações pessoais a partir da observação de escolas.
    Percebemos que houve uma integração bastante significativa entre os participantes,demonstrando comprometimento com o tema pesquisado.Acompanhando a construção do blog percebe-se o crescimento produtivo em relação o tema do projeto. Acreditamos que as certezas provisórias do projeto se comprovam e que as dúvidas temporárias se confirmam,pois o grupo traz como consideração final a importância e a necessidade do professor ser inovador e autônomo, ter um olhar sensível, refletir sobre a usa própria prática,desenvolvendo uma motivação,com entendimento pessoal e significativo sobre o uso das novas tecnologias na educação,além de buscar uma formação.
    Considerando todo o processo de construção do grupo, podemos dizer que o trabalho está bem organizado,objetivo, com uma resposta satisfatória à problemàtica, atendendo às competências propostas.Torcemos para que vocês continuem fazendo suas contribuições no blog, pois nos levaram à muitas reflexões neste semestre.Parabéns pelo trabalho, meninas!
    Suas colegas: Lorena e Íris

    ResponderExcluir